sábado, 30 de julho de 2011

Quem foi Gideão?!

Juízes 6.11-16 - " 11.Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas. 12.Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso. 13.Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. 14.Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu? 15.E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai. 16.E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem".

Quem foi Gideão??


Filho de Joás, abiezrita, sua família a mais pobre em Manasses e o menor na casa de seu pai.
Como poderia o menor da casa de seu pai destruir os Midianitas com 300 homens?
I Coríntios 1. 27e 28 -  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.
  1. Recebeu um chamado e o honrou.(V.14).
  2. O pequeno foi usado para confundir a mente dos poderosos. (V. 15 e 16).
  3. Obedecer a vontade de Deus e escutar com atenção as instruções do Senhor.
    Obedecer a vontade do Pai nem sempre é uma tarefa fácil pra muitos de nós, pois obediência requer renuncia da nossa vontade pra fazer a vontade do Pai. A atitude de Gideão em obedecer o comando do Senhor e escutar as instruções para batalha transformou a aflição em vitória e paz.
  4. Fazer o que o Senhor manda, mesmo que isso custe renuncias.
    Essa atitude produz um imenso peso de glória em nossas vidas. Essa "glória" representa a presença de Deus!
  5. Desfrutar da plenitude da promessa, conquistar o território e tomar das mãos do inimigo o que te foi roubado.Para desfrutar, conquistar e tomar das mãos o que foi roubado, é preciso andar de acordo com as orientações do Senhor. Gideão e o seu povo desfrutou, conquistou e tomou das mãos do inimigo o que foi roubado porque além de obedecer a vontade do Pai, usaram uma arma poderosa que está ao nosso alcance e por comodismo não usamos com autoridade. Topo o povo que estava com Gideão adoraram o Senhor da mesma forma que está escrito em salmos 150.6 - "Tudo que tem folego louve ao Senhor!" Eles louvaram ao Senhor com buzinas marchando e determinando a falência de satanás e vitória de Cristo Jesus.(Juízes 7.22).

    Deus vos abençoe poderosamente.