17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o SENHOR te ungiu rei sobre Israel.
18 E enviou-te o SENHOR a este caminho, e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do SENHOR, antes te lançaste ao despojo, e fizeste o que parecia mau aos olhos do SENHOR?
20 Então disse Saul a Samuel: Antes dei ouvidos à voz do SENHOR, e caminhei no caminho pelo qual o SENHOR me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 Mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao SENHOR teu Deus em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24 Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
25 Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.
27 E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
28 Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.
30 Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao SENHOR teu Deus.
31 Então, voltando Samuel, seguiu a Saul; e Saul adorou ao SENHOR.
- Samuel reclamou a Saul todas as promessas e do que ele representava para o Senhor. O profeta Samuel tenta trazer a memória de Saul o que ele representava pra Deus. Pare hoje p que você está fazendo e reflita sobre suas atitudes e o que você representa pra Deus.
- Samuel questiona Saul por causa da sua conduta. Você tem sido referencial de Deus onde você está? As pessoas que te cercam pode dizer que você é verdadeiramente homem ou mulher de Deus??
- Obedecer X Sacrificar. Deus não quer de nós sacrifício algum, a única coisa que Deus quer é que obediência a sua vontade que é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.
- Saul reconhece a sua ruína. Foi preciso Saul Deus rejeitar a Saul pra ele reconhecer que ele mesmo destruiu a promessa de Deus em sua própria vida. Tenha cuidado, seja vigilante, não faça como Saul e reconheça seus erros perante o Senhor e faça como o rei Ezequias (Isaías 38.3) - E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que andei diante de ti em verdade, e com coração perfeito, e fiz o que era reto aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
- A hipocrisia de Saul fez com o Senhor o rejeitasse. A sinceridade diante de Deus é algo muito importante, tenha intimidade com Deus, converse com Ele como você conversa com seu melhor amigo(a), tenha um relacionamento com Deus. É isso que o Senhor deseja de você um relacionamento intimo e sincero. Não deixe a hipocrisia te separa do Senhor e fazer com que Ele te rejeite.
- Saul se humilha mas o Senhor não o ouve. O pecado causa separação entre o homem e Deus, se humilhe hoje diante do Senhor, se renda a Ele de corpo, alma e espírito. Abra os teus ouvidos hoje a prenda a ouvir a voz de Deus, esteja atento ao que Ele fala com você e obedeça. Pois horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
- O reinado de Saul foi passado para outro que era melhor que ele. Entenda algo muito importante a obra do Senhor não vai parar pelo fato de você não querer fazer a vontade Dele, quando rejeitamos a vontade do Pai, Ele também nos rejeita. Quando se diz ao Senhor não quero, não faço e não vou, Ele levanta pessoas que estão dispostas a fazer vontade e dizem a todo tempo SIM SENHOR. Foi o que aconteceu com Saul. Ele não quis fazer a vontade do Pai, enquanto isso havia milhões de pessoas dizendo pra Deus SIM SENHOR.
- Saul implora pra poder adorar a Deus novamente. Saul sentiu o peso da rejeição do Senhor com ele e implora a Samuel pra poder adorar a Deus novamente. Se ele tivesse a mesma atitude que o rei Ezequias teve talvez a história dele teria um final diferente. Não deixe que o orgulho te impeça de ter um verdadeiro encontro com Deus.
Lembre-se de algo muito importante: VOCÊ NÃO É INSUBSTITUÍVEL, POIS O MESMO DEUS QUE DÁ, PODE TOMAR DE VOLTA.
A promessa só vai se cumprir quando dermos lugar para o Senhor agir e mudar as nossas vidas!
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário