Farei aqui um breve comentário sobre o livro de Naum.
O profeta Naum, cujo nome significa "consolo", anunciou a condenação da antiga Assíria. Embora Deus, misericordiosamente, tivesse poupado esse império século antes, ao enviar Jonas com um alerta de arrependimento, os assírios, sob o rei Assurbanipal, voltaram rapidamente aos caminhos perversos. Nenhuma outra nação foi tão sádica ou selvagem.
A mensagem consoladora destacada em Naum é que nosso Deus reina sobre tudo. Ele é supremo juiz do universo, e todo ditador e governante perverso terão de responder a ele.
Embora Deus tenha a última palavra na história da humanidade, não devemos negligenciar nosso chamado de orar pelas nações. Enquanto observa o desenrolar dos eventos globais, ore por todos os povos oprimidos, ore pelo derramamento do Espírito de Deus sobre eles, sua cidade e sua nação, ore para que mais e mais pessoas venham a ouvir as boas-novas e passem a conhecer Jesus como seu Salvador.
Esse livro fala de um Deus zeloso e misericordioso mas lembra da justiça divina, destruição dos seus inimigos e livramento ao seu povo. (Naum 1.2).
Deixa claro que se formos fiéis ele será justo e misericordioso, mas se agirmos de maneira incorreta provaremos da destruição divina.
Porque Nínive foi destruída?
- Por causa da injustiça e pecado.
O que vem a ser a nossa "nação"?
- A nação representa nossa vida, se você não orar para que seus muros sejam reedificados a cada dia verá que entrará em profunda ruína. Ore para que o Senhor a(o) capacite para ser boca de Deus na terra. Orar pela sua nação é obrigação sua! Agradeça por ter o Senhor como um refúgio em tempos de aflição e por amor a todos os que Nele confiam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário